Poupar dinheiro é sem dúvida uma tarefa bem que exige muita disciplina, planejamento e foco. Porém a seguir vamos citar a importância de um escritório de contabilidade para as empresas e como esse profissional pode te ajudar a economizar de um jeito simples.
Por que Contratar um Escritório de Contabilidade?
Contabilidade é o registro sistemático e abrangente de transações financeiras relativas a um negócio. A contabilidade também se refere ao processo de resumir, analisar e relatar essas transações a agências de supervisão, reguladores e entidades de cobrança de impostos. As demonstrações financeiras que resumem as operações, a posição financeira e os fluxos de caixa de uma grande empresa durante um determinado período são um resumo conciso de centenas de milhares de transações financeiras que ela pode ter realizado durante esse período.
A Assessoria de contabilidade é uma das principais funções para todos os negócios. Pode ser tratado por um guarda-livros ou um contador em uma pequena empresa, ou por departamentos financeiros de grande porte com dezenas de funcionários em empresas maiores. Os relatórios gerados por vários fluxos de contabilidade, como contabilidade de custos e contabilidade gerencial, são inestimáveis para ajudar a administração a tomar decisões de negócios informadas, consequentemente geram muita economia quando se fala em impostos. Embora as funções básicas de contabilidade possam ser tratadas por um contador, a contabilidade avançada é normalmente tratada por contadores qualificados e devidamente registrados no CRC (Conselho Nacional de Contabilidade).
Criando Demonstrações Financeiras
As demonstrações financeiras que resumem as operações, a posição financeira e os fluxos de caixa de uma grande empresa em um determinado período são declarações concisas baseadas em milhares de transações financeiras. Como resultado, todas as designações contábeis são o culminar de anos de estudo e exames rigorosos combinados com um número mínimo de anos de experiência prática em contabilidade pode gerar grande economia para os empreendedores que muitas vezes pagam impostos indevidos por falta da assessoria de um especialista.
Princípios Contábeis Geralmente Aceitos
Na maioria dos casos, os contadores usam os princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP) ao elaborar demonstrações financeiras. GAAP é um conjunto de padrões relacionados à identificação de balanços, medidas de ações pendentes e outros assuntos contábeis, e seus padrões são baseados em contabilidade de dupla entrada, um método que insere cada despesa ou receita recebida em dois lugares no balanço de uma empresa.
Exemplo de contabilidade de entrada dupla
Para ilustrar a contabilização de entrada dupla, imagine que uma empresa emite uma fatura para um de seus clientes. Um contador que usa o método de dupla entrada insere um crédito na coluna de contas a receber e um débito na coluna de receita do balanço. Quando o cliente paga a fatura, o contador debita as contas a receber e a receita de créditos. A contabilização de entrada dupla também é chamada de balanceamento dos registros, pois todas as entradas contábeis são balanceadas entre si. Se as entradas não estiverem balanceadas, o contador sabe que deve haver algum erro em algum lugar do livro.
Contabilidade Financeira vs. Contabilidade Gerencial
A contabilidade financeira se refere aos processos que os contadores usam para gerar as demonstrações contábeis anuais de uma empresa. A contabilidade gerencial usa muitos dos mesmos processos, mas utiliza informações de maneiras diferentes. Ou seja, na contabilidade gerencial, um contador gera relatórios mensais ou trimestrais que a equipe de gerenciamento de uma empresa pode usar para tomar decisões sobre como a empresa opera.
Contabilidade Financeira vs. Contabilidade de Custos
Assim como a contabilidade gerencial ajuda as empresas a tomar decisões sobre o gerenciamento, a contabilidade de custos ajuda as empresas a tomar decisões sobre o custo. Essencialmente, a contabilidade de custos considera todos os custos relacionados à produção de um produto. Analistas, gerentes, empresários e contadores usam essas informações para determinar o custo de seus produtos. Na contabilidade de custos, o dinheiro é considerado um fator econômico na produção, enquanto na contabilidade financeira, o dinheiro é considerado uma medida do desempenho econômico de uma empresa.
Entendendo as funções e importância do escritório de contabilidade para as empresas, podemos concluir que o contador é de suma importância para gerar relatórios exatos da situação financeira do seu negócio e assim poder tomar decisões mais eficientes com relação ao capital da organização.